Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Fora da agenda, Bolsonaro recebe deputada da ultradireita alemã neta de ministro nazista

Política

Fora da agenda, Bolsonaro recebe deputada da ultradireita alemã neta de ministro nazista

Beatrix von Storch (foto), do partido a Alternativa para Alemanha, tem histórico de declarações xenófobas e anti-imigração

Fora da agenda, Bolsonaro recebe deputada da ultradireita alemã neta de ministro nazista

Foto: Reprodução Instagram

Por: Metro1 no dia 26 de julho de 2021 às 16:31

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se encontrou na última quinta-feira (22) com a deputada Beatrix von Storch, uma das líderes da ultradireita alemã.

A congressista é vice-líder do partido populista AfD (Alternativa para Alemanha) e esteve em Brasília na semana passada. Ela é neta de Lutz Graf Schwerin von Krosigk, ministro das Finanças na Alemanha nazista. O parentesco e as bandeiras xenofóbicas que ela propõe foram ressaltados nas redes sociais após as publicações dos depultados Eduardo Bolsonaro (PSL) e Bia Kicis (PSL), os quais se encontraram com a deputada alemã.

A reunião com o presidente não constou na agenda oficial da presidência, mas Beatrix publicou uma foto do encontro nesta segunda-feira (26). Na imagem, também aparece o marido da parlamentar, Sven Von Storch.

Ao lado da imagem, Beatrix publicou um texto em que se diz impressionada com a "clara compreensão" de Bolsonaro dos "problemas na Europa e dos desafios políticos" atuais.

"Numa época em que a esquerda está empurrando sua ideologia em nível global através de suas redes e organizações internacionais, nós, conservadores, também precisamos trabalhar mais juntos e defender nossos valores conservadores em nível internacional", afirmou.

Histórico - Em 2018, a polícia alemã pediu que Beatrix fosse investigada após postagens da deputada em redes sociais. À época, ela questionou a decisão da polícia da cidade de Colônia de publicar mensagens em árabe, como parte de uma campanha multilíngue.

A parlamentar disse: "O que diabos está acontecendo de errado neste país? (...) Estão querendo agradar os bárbaros, os muçulmanos e essa horda de homens estupradores?". O Twitter e o Facebook removeram as postagens, classificadas como discurso de ódio.

Em resposta a uma das publicações de Bia Kicis sobre a visita de Beatrix, o Museu do Holocausto relembrou a trajetória da deputada alemã.

"É evidente a preocupação e a inquietude que esta aproximação entre tal figura parlamentar brasileira e Beatrix von Storch representam para os esforços de construção de uma memória coletiva do Holocausto no Brasil e para nossa própria democracia".