Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Política

Partidos entram com pedido no TSE para que Bolsonaro explique declarações sobre urnas eletrônicas

Representação vem após presidente dizer, em live, que não tem provas sobre fraude no sistema eleitoral

Partidos entram com pedido no TSE para que Bolsonaro explique declarações sobre urnas eletrônicas

Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: Metro1 no dia 31 de julho de 2021 às 18:58

Onze partidos protocolaram neste sábado (31) uma representação pedindo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exija explicações do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre declarações feitas contra a lisura das eleições com urnas eletrônicas.

Em live na quinta-feira (29), Bolsonaro admitiu não ter provas para afirmar que há risco de fraude no sistema atual de urnas eletrônicas, ou que as últimas eleições realizadas no país tenham sido fraudadas, mas apresentou uma série de notícias inverídicas e vídeos que já foram desmentidos diversas vezes por órgãos oficiais.

Assinam o requerimento o MDB, Solidariedade, PT, PDT, PSDB, PSOL, REDE, Cidadania, PV, PSTU e PCdoB. O Planalto ainda não se manifestou sobre o pedido.

Na avaliação dos partidos, a live “foi um ato estritamente político, com críticas expressas a partidos de oposição, deputados e senadores que se manifestam de maneira contrária aos interesses do presidente Jair Bolsonaro, seguido de inúmeras ofensas ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, cuja atuação foi colocada sob suspeita por ‘estranhamente’ convencer um grande número de pessoas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas”.

As siglas pedem providências da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral e que o presidente seja interpelado a prestar esclarecimentos.