Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Ciro Nogueira empregou mãe, pai e 4 irmãos em seu gabinete na Câmara, diz jornal

Deputado do Piauí foi nomeado na semana passada para chefiar a Casa Civil

Ciro Nogueira empregou mãe, pai e 4 irmãos em seu gabinete na Câmara, diz jornal

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 03 de agosto de 2021 às 09:11

Escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para comandar a Casa Civil, Ciro Nogueira empregou durante os anos 1990 e 2000 em seu gabinete na Câmara dos Deputados seu pai, sua mãe e seus quatro irmãos. A informação foi publicada nesta terça-feira (3) pelo jornal Folha de S. Paulo.

Ciro Nogueira foi nomeado oficialmente ministro da Casa Civil na quarta-feira (28), em substituição ao general Luiz Eduardo Ramos. A chegada do senador pelo Piauí ao governo consolidou o avanço do centrão sobre a ala militar do Palácio do Planalto.

Segundo a Folha, ele iniciou sua carreira como deputado federal em 1995 e logo em seu primeiro mandato nomeou uma série de parentes para seu gabinete. Atuaram como secretários parlamentares neste período a sua mãe e quatro irmãos: Juliana e Silva Nogueira Lima, Raimundo Neto e Silva Nogueira Lima, Alessandra Nogueira Lima Castelo Branco e Gustavo e Silva Nogueira Lima.

Os familiares de Nogueira permaneceram em seu gabinete por pelo menos dois mandatos seguintes do deputado federal. Análise nos boletins de administração da Câmara mostram intensa movimentação, com exonerações e novas nomeações.

De acordo com a Folha, procurado pela repoartagem desde a tarde de sexta-feira (30), ele não se manifestou.