Quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Política

Ciro Nogueira fala em diminuir tensões durante posse como ministro da Casa Civil

Senador licenciado defende aproximação com Congresso

Ciro Nogueira fala em diminuir tensões durante posse como ministro da Casa Civil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 04 de agosto de 2021 às 20:45

O presidente Jair Bolsonaro ressaltou nesta quarta-feira (4), durante a posse do senador Ciro Nogueira (PP-PI) como ministro-chefe da Casa Civil, que a chegada do novo integrante do primeiro escalão do governo reflete um desejo seu de se aproximar do Congresso. 

Em seu discurso, Bolsonaro afirmou que governo federal e congressistas constituem um só poder. Já o senador Ciro Nogueira se comparou a um "amortecedor" e afirmou querer contribuir para "equilibrar" e "diminuir tensões".

"Sabemos que a política muitas vezes provoca choques, tremores e abalos", disse Ciro em seu discurso.

"E se me permite a comparação um tanto quanto fora dos protocolos, eu gostaria que toda vez que Vossa Excelência [Bolsonaro] me visse, lembrasse de um amortecedor. Acho que é assim que o povo do meu país —os meus companheiros— espero que me vejam, porque assim eu vou ser útil ao meu país", disse.

Em outro trecho, Ciro disse que o momento atual é de "trepidações". "Quero contribuir tal aquele equipamento que pode estabilizar, diminuir tensões e ajudar para que essa viagem seja mais serena, estável e confortável para todos", disse o novo ministro, que é senador licenciado. "Meu nome é temperança, meu sobrenome tem que ser equilíbrio."

O discurso de Ciro em defesa da moderação ocorre em meio a uma profunda crise entre Bolsonaro e o Judiciário, principalmente o TSE.

Em seu pronunciamento, Ciro também disse que "não há problema em mudar de opinião" e que isso não é "contradição, desde que seja para melhor".

Líder do centrão, Ciro apoiou no passado governos do PT e chegou a se referir a Bolsonaro como "fascista".

Ciro Nogueira fala em diminuir tensões durante posse como ministro da Casa Civil - Metro 1