
Política
Ciro Nogueira fala em diminuir tensões durante posse como ministro da Casa Civil
Senador licenciado defende aproximação com Congresso

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro ressaltou nesta quarta-feira (4), durante a posse do senador Ciro Nogueira (PP-PI) como ministro-chefe da Casa Civil, que a chegada do novo integrante do primeiro escalão do governo reflete um desejo seu de se aproximar do Congresso.
Em seu discurso, Bolsonaro afirmou que governo federal e congressistas constituem um só poder. Já o senador Ciro Nogueira se comparou a um "amortecedor" e afirmou querer contribuir para "equilibrar" e "diminuir tensões".
"Sabemos que a política muitas vezes provoca choques, tremores e abalos", disse Ciro em seu discurso.
"E se me permite a comparação um tanto quanto fora dos protocolos, eu gostaria que toda vez que Vossa Excelência [Bolsonaro] me visse, lembrasse de um amortecedor. Acho que é assim que o povo do meu país —os meus companheiros— espero que me vejam, porque assim eu vou ser útil ao meu país", disse.
Em outro trecho, Ciro disse que o momento atual é de "trepidações". "Quero contribuir tal aquele equipamento que pode estabilizar, diminuir tensões e ajudar para que essa viagem seja mais serena, estável e confortável para todos", disse o novo ministro, que é senador licenciado. "Meu nome é temperança, meu sobrenome tem que ser equilíbrio."
O discurso de Ciro em defesa da moderação ocorre em meio a uma profunda crise entre Bolsonaro e o Judiciário, principalmente o TSE.
Em seu pronunciamento, Ciro também disse que "não há problema em mudar de opinião" e que isso não é "contradição, desde que seja para melhor".
Líder do centrão, Ciro apoiou no passado governos do PT e chegou a se referir a Bolsonaro como "fascista".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.