Quarta-feira, 02 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Relatório final da CPI apontará Carlos Bolsonaro como articulador de rede de fake news

Política

Relatório final da CPI apontará Carlos Bolsonaro como articulador de rede de fake news

Comissão vai utilizar depoimentos prestados à Polícia Federal para indicar atuação de vereador

Relatório final da CPI apontará Carlos Bolsonaro como articulador de rede de fake news

Foto: Caio César/CMRJ

Por: Metro1 no dia 11 de outubro de 2021 às 08:23

O relatório final da CPI da Covid vai usar informações de 16 depoimentos prestados à Polícia Federal e encaminhados à comissão para indicar Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) como articulador da rede bolsonarista de distribuição de notícias falsas e desinformação. A informação é da colauna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

Com base nos relatos, a conclusão da apuração também deve apontar o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como elo da rede com supostos financiadores, entre eles os empresários Otávio Fakhoury e Luciano Hang.

Políticos como as deputadas Carla Zambelli (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF) devem entrar no relatório final porque a CPI constatou que, quando a investigação começou, elas apagaram postagens em suas redes com desinformação sobre a vacinação e o uso de máscaras.

O conteúdo final do relatório de Renan Calheiros (MDB-AL) ainda é debatido com integrantes da comissão, mas a coluna Painel apurou que a tendência é que mais de 30 pessoas, entre responsáveis por páginas bolsonaristas e políticos, sejam indiciados por descumprimento de ordem sanitária por propagar fake news sobre a Covid-19.