Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Senadores aprovam novas convocações para a CPI

Colegiado também fará audiência para ouvir vítimas da Covid

Senadores aprovam novas convocações para a CPI

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 15 de outubro de 2021 às 12:19

A CPI da Covid aprovou nesta sexta-feira (15) as convocações de Carlos Eduardo Menezes de Rezende, representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Nelson Mussolini, representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Elton da Silva Chaves, representante do  Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); e Luiz Claudio Lemos Correa, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento, explicou que nem todos os convocados serão necessariamente ouvidos, já que o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), decidiu realizar apenas mais uma oitiva, na próxima segunda-feira (18).

Os nomes citados acima fazem parte da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que teria sido pressionada por aliados do governo a adiar a análise de um relatório condenando o uso do chamado "kit covid", de "tratamento precoce" da doença.

A CPI cogitou convocar o pneumologista Carlos Carvalho, coordenador da Conitec, mas, em contato com a cúpula da CPI, ele não garantiu que apresentaria à comissão o relatório supostamente retirado da pauta da reunião da Conitec. Por isso, Randolfe requereu a convocação de outros nomes da Conitec, em eventual substituição a Carvalho.

Audiência com vítimas 

Os parlamentares também aprovaram o agendamento de uma audiência pública na qual serão ouvidos relatos de vítimas e familiares de pessoas mortas pela Covid-19. Na semana passada, a CPI havia dado aval à convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Os senadores, no entanto, desistiram da oitiva —seria a terceira vez que Queiroga falaria à comissão. 

A expectativa era que a audiência ocorresse justamente na segunda-feira (18). De acordo com a proposta aprovada hoje, a audiência especial com relatos de vítimas e familiares de vítimas da covid terá representantes de cada região do país.