Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Sem vacina, Bolsonaro confirma ida à cúpula do G-20 com Guedes

Política

Sem vacina, Bolsonaro confirma ida à cúpula do G-20 com Guedes

Encontro está marcado para os dias 30 e 31 de outubro

Sem vacina, Bolsonaro confirma ida à cúpula do G-20 com Guedes

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil Política

Por: Metro1 no dia 23 de outubro de 2021 às 07:10

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fará sua primeira viagem para a Europa desde o início da pandemia. O destino será Roma, onde ocorre a reunião de cúpula do G-20. Os ministros Paulo Guedes (Economia) e Carlos França (Relações Exteriores) também estarão presentes. A informção é do colunista Jamil Chade, do portal UOL.

O encontro está marcado para os dias 30 e 31 de outubro. Mas, de acordo com uma informação do Itamaraty, o presidente brasileiro deverá sair de Brasília no dia 27 e retornará apenas no dia 2 de novembro.

Oficialmente, a cúpula apresenta dois temas complicados para o governo Bolsonaro: a resposta à pandemia da covid-19 e a situação climática.

Já o governo brasileiro chega com a intenção de promover temas como o aumento de produção e transferência de tecnologia de vacinas, reformar os mercados agrícolas, reformar a OMC (Organização Mundial do Comércio) e a promoção do biocombustível.

O governo, porém, vai dizer em Roma que o Brasil agiu de forma "decisiva" contra a pandemia, negando as conclusões da CPI da Covid e que recomendou o indiciamento do presidente e outras 70 pessoas e empresas. Para mostrar esse compromisso, o governo vai apontar que a taxa de vacinação é de mais de 60% da população. Segundo os integrantes do governo, essa vacinação já garante um sinal positivo para a recuperação da economia.

A viagem ocorre em meio a uma forte turbulência na ala econômica do governo e, segundo diplomatas estrangeiros, as incertezas sobre o destino do ministro Paulo Guedes também estarão nos debates extraoficiais.