Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Política

Após giro pela Europa, Rui vai aos Emirados Árabes em busca de investimentos

Agenda do governador faz parte de uma missão internacional iniciada no dia 18 de outubro

Após giro pela Europa, Rui vai aos Emirados Árabes em busca de investimentos

Foto: Daniel Senna/GOVBA

Por: Metro1 no dia 25 de outubro de 2021 às 11:28

No último compromisso na República Tcheca, na manhã desta segunda-feira (25), o governador Rui Costa (PT) iniciou tratativas para uma parceria científica com a Universidade Técnica Tcheca em Praga, a mais antiga do país europeu, fundada em 1707 e referência no desenvolvimento de tecnologias de robótica e inteligência artificial. 

Com mais de 19 mil estudantes e 500 professores doutores, a instituição possui cinco institutos que desenvolvem pesquisa aplicada em automação para diversos campos do conhecimento, como engenharias civil, elétrica e mecânica, física nuclear, sistemas de transporte, biomedicina e tecnologia da informação. 

"Temos interesse especial no conhecimento que eles desenvolvem aqui para a aplicação na automação e medicina, com diagnóstico à distância, por exemplo. Eles também podem contribuir para enriquecer a formação de professores e estudantes de nossas universidades estaduais", disse o governador. 

No encontro, ficou acertado que a equipe técnica baiana que visitará a República Tcheca em novembro, para iniciar a parceria com o Instituto de Oncologia Masarykuv, irá à Universidade Técnica Tcheca com o mesmo objetivo.

O diretor da universidade, o professor Phd Ondrej Velek, afirmou que a instituição está aberta aos brasileiros e baianos e espera que muito em breve todo o potencial desta parceria se concretize. "São muito grandes as possibilidades. Trocar conhecimento científico enriquece a todos nós, tanto aqui na República Tcheca, quanto lá na Bahia", finalizou.

Além das parcerias científicas com a universidade e o Instituto de Oncologia, Rui iniciou na passagem pela República Tcheca o processo de atração de dois investimentos na área industrial. Um com o principal fabricante de camas hospitalares da Europa, a Linet, e outro com uma fábrica de caminhões, a Tatra Trucks. Ambos estudam instalar unidades produtivas na Bahia. Foram três dias de intensas atividades neste que foi o último país europeu visitado na missão internacional iniciada no dia 18, em Berlim, na Alemanha. 

O governador já passou também pelo Cazaquistão e, nesta segunda-feira (25), retorna à Ásia, onde se reunirá com representantes de fundos de investimentos de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.