Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula: “Quem é responsável pela inflação é o governo”

Política

Lula: “Quem é responsável pela inflação é o governo”

Ex-presidente defende crédito para que o dinheiro chegue até as pessoas e estimule o consumo

Lula: “Quem é responsável pela inflação é o governo”

Foto: Ricardo Stuckert

Por: Metro1 no dia 28 de outubro de 2021 às 13:00

O ex-presidente Lula  (PT) disse nesta quinta-feira (28) que não existe lógica para a alta observada nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha. Segundo o petista, a solução para a situação econômica brasileira é inserir a população mais pobre no orçamento da prefeitura, Estado e União e “colocar o rico no imposto de renda”.

As declarações foram feitas em entrevista à rádio Jovem Pan de Sorocaba.

“Quem é responsável pela inflação é o governo. A inflação está descontrolada nos preços controlados, na gasolina, nos gás, óleo diesel, aluguel. Se o governo não controla os preços que estão subordinados a eles, ele não tem moral sequer para passar confiança”, afirmou Lula.

Segundo o petista, para dinamizar a economia é necessário fornecer crédito para os empresários, microempreendedores e pequenos e grandes produtores rurais. Para o ex-presidente, o dinheiro precisa chegar nas mãos das pessoas para estimular o consumo e, consequentemente, produzir novos postos de trabalho, promovendo a circulação do capital.

“Do jeito que está hoje, você tem muito desemprego, tem muita gente passando fome. Então as pessoas vão se endividando no cartão de crédito e depois não podem pagar. Essa não é uma dívida e um crédito saudável”, afirmou Lula.