Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Planalto decreta sigilo de 100 anos a exames de anticorpos de Bolsonaro

Política

Planalto decreta sigilo de 100 anos a exames de anticorpos de Bolsonaro

Sem base científica, presidente alega que não se vacinará porque resultados de testes apontam que ele tem anticorpos anti-Covid

Planalto decreta sigilo de 100 anos a exames de anticorpos de Bolsonaro

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 05 de novembro de 2021 às 12:01

O Palácio do Planalto impôs sigilo de até 100 anos aos exames de anticorpos de Covid-19 feitos pelo presidente Jair Bolsonaro. A informação é da coluna do jornalista Guilherme Amado, no site Metrópoles. O presidente alega, sem base científica, que não se vacinará porque os resultados dos testes apontam que ele apresenta taxa de imunoglobulina suficiente para protegê-lo contra o coronavírus.

A decisão de impor sigilo aos testes reforça a suspeita de que o mandatário pode já ter se imunizado ou contraído a doença novamente, sem divulgar essas informações

Ao Metropoles, a Presidência afirmou, em uma resposta por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), que a disseminação desses dados violaria “intimidade, vida privada, honra e imagem” de Bolsonaro. Para sustentar essa tese, o Planalto citou um dispositivo dessa norma, o qual garante o sigilo por 100 anos.

A LAI, contudo, proíbe que essas restrições sejam feitas com o objetivo de prejudicar uma apuração de irregularidades ou recuperação de fatos históricos importantes. Nessa lei de 2011, a publicidade é a regra. O sigilo, a exceção. Se Bolsonaro contraiu Covid-19 e ocultou essa informação de quem convive com o chefe de Estado, ele pode ter praticado crime, destaca a publicação.

Em entrevista recente à rádio Jovem Pan, Bolsonaro disse: “No tocante à vacina, eu decidi não tomá-la mais. Eu estou vendo novos estudos, eu estou com o meu, a minha imunização está lá em cima, IgG está 991. Para que eu vou tomar uma vacina? Seria a mesma coisa que você jogar na loteria R$ 10 para ganhar R$ 2. Não tem cabimento isso daí”. O presidente, contudo, se refere ao exame de anticorpos. O IgG é uma imunoglobulina, isto é, um anticorpo, que é produzido a partir do 14º dia do início dos sintomas da Covid-19.