Sábado, 15 de janeiro de 2022

Política

Parecer sobre CPI da Coelba deve sair na próxima semana, diz presidente da Alba

Caso o requerimento proposto pelo deputado Tum (PSC) obtenha aval jurídico, caberá a Adolfo Menezes (foto) autorizar ou não a instalação da comissão

Parecer sobre CPI da Coelba deve sair na próxima semana, diz presidente da Alba

Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa

Por: Alexandre Santos no dia 11 de novembro de 2021 às 12:20

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD), estima que a procuradoria jurídica da Casa emita até a próxima semana seu parecer sobre o pedido de instalação da CPI da Coelba. Caso o requerimento proposto pelo deputado Tum (PSC) obtenha aval positivo, caberá a Menezes autorizar ou não a abertura de investigação parlamentar.

"A procuradoria está analisando o teor do requerimento, sobretudo se há constitucionalidade. A CPI tem que ter um fato determinado. Se o pedido não estiver juridicamente fundamentado, os advogados da empresa entram com uma ação, derrubam o pedido e desmoraliza a Casa. Então estamos aguardando [o parecer]", disse Menezes ao Metro1 nesta quinta-feira (11). 

Inicialmente, a expectativa de Tum era que a CPI iniciasse seus trabalhos ainda nesta semana.

No requerimento apresentado por ele, os signatários apontam entre uma série de irregularidades cometidas pela Coelba a falta de transparência na composição tarifária dos serviços prestados, bem como a ausência de um plano de expansão de sua rede elétrica —o que, segundo os deputados, tem inviabilizado novas ligações elétricas do programa Luz para Todos e a implantação de grandes empreendimentos que poderiam gerar emprego, renda e impostos no estado.

Ainda de acordo com o documento, a concessionária detém o pior índice de satisfação dos consumidores e lidera o ranking de reclamações no Procon e nos indicadores de qualidade da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Parecer sobre CPI da Coelba deve sair na próxima semana, diz presidente da Alba - Metro 1