Domingo, 05 de dezembro de 2021

Política

Bolsonaro quer chapa do PL com candidatura de Salles ao Senado

Composição também inclui ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) para o governo de São Paulo

Bolsonaro quer chapa do PL com candidatura de Salles ao Senado

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 25 de novembro de 2021 às 08:18

A chapa dos sonhos do presidente Jair Bolsonaro tem o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) para o governo de São Paulo e Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente, para o Senado.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a definição da chapa, porém, depende ainda de uma resposta do ministro, que resiste a enfrentar a empreitada. A expectativa no entorno do presidente é que Tarcísio dê uma resposta até o dia 30, quando Bolsonaro se filiará ao PL.

Com gestão controversa à frente da pasta e criticado por ambientalistas, Salles deixou o cargo em junho, mas emplacou Joaquim Leite como sucessor. Ele mantém boas relações com o clã Bolsonaro, ao contrário de outros ex-ministros. Para filiar Jair Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, deixou costuras da eleição paulista nas mãos do mandatário e aceitou lançar Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) para o Governo de São Paulo.

Segundo aliados, Salles já aceitou a empreitada, contanto que Tarcísio seja o nome para o Palácio dos Bandeirantes. Senão, prefere ser candidato a deputado. Em 2018, ele tentou uma vaga na Câmara pelo Novo, mas não se elegeu.

Caberá agora ao ministro da Infraestrutura decidir se enfrentará, na sua primeira eleição, a máquina tucana no maior colégio eleitoral do país. Tarcísio sempre rejeitou essa possibilidade, mas, segundo interlocutores, estaria agora menos refratário do que antes.

Bolsonaro quer chapa do PL com candidatura de Salles ao Senado - Metro 1