Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Congresso pode votar nesta segunda medidas de transparência para emendas de relator

Política

Congresso pode votar nesta segunda medidas de transparência para emendas de relator

Sessão para deputados está prevista para as 14h, enquanto a dos senadores deve acontecer às 16h

Congresso pode votar nesta segunda medidas de transparência para emendas de relator

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 29 de novembro de 2021 às 13:45

O Congresso nacional pode votar nesta segunda-feira (29) o projeto que amplia a transparência na apresentação, aprovação e execução de emendas de relator-geral do orçamento.

A medida foi sugerida por Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidentes da Câmara dos Deputados e Senado, respectivamente, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter suspendido o pagamento das emendas.

A sessão para deputados está prevista para as 14h, enquanto a dos senadores deve acontecer às 16h.

No dia 10 de novembro, uma liminar da ministra Rosa Weber que havia suspendido a execução das emendas foi referendada pela maioria dos ministros. A decisão seria mantida até que o plenário do STF analise o mérito das ações (ou seja, sobre a constitucionalidade das emendas de relator).

O projeto de resolução foi apresentado na quinta-feira (25) pelas mesas diretoras do Senado e da Câmara. Segundo a proposta, as emendas de relator devem ser autorizadas na votação do parecer preliminar do projeto de lei orçamentária.

As emendas podem incluir programação ou acréscimo de valores a programações constantes do projeto, devendo nesse caso especificar os limites financeiros e o rol de políticas públicas passível de ser objeto de emendas, diz o texto-base.