Domingo, 22 de maio de 2022

Política

Mercado financeiro desiste da terceira via, diz jornal

Banqueiros e empresários agora avaliam cenários com Lula ou Bolsonaro. O petista está levando a preferência, considerado mais apto para montar o time do Ministério da Economia

Mercado financeiro desiste da terceira via, diz jornal

Foto: Montagem como fotos de Ricardo Stuckert e Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 03 de janeiro de 2022 às 12:40

Banqueiros, gestores e empresários veem cada vez menos chance de existir uma terceira via para as próximas eleições presidenciais. O jornal Folha de S. Paulo ouviu representantes desses grupos, sob condição de anonimato.

Segundo o jornal, desde as prévias do PSDB, o comando das principais instituições financeiras e empresariais do país deixaram de crer na terceira via e agora aposta na polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Todos os entrevistados foram unânimes ao prever um segundo turno entre os dois candidatos.

Com relação às prévias do PSDB, o presidente de um dos bancos mais importante de investimento afirmou que causou uma péssima impressão no mercado a mudança de tom dos tucanos, que trocaram farpas em público. A atitude teria demonstrado falta de coesão partidária e unidade na construção de um nome forte para a terceira via.

Outro episódio que diminuiu o ânimo dos banqueiros, segundo o jornal, foi o anúncio precoce de Sérgio Moro para o pleito do Podemos.

Eles creem que o ex-ministro de Bolsonaro se precipitou em lançar-se como presidenciável e que sua estratégia com esse movimento, na verdade, mira uma vaga no Senado.

Em uma decisão entre Lula e Bolsonaro, o petista está mais forte em termos de apoio. A avaliação é de que ele estaria mais apto para construir um time no Ministério da Economia capaz de consertar os estragos que Bolsonaro realizou ao desacreditar seu ministro da Economia, Paulo Guedes.

Mercado financeiro desiste da terceira via, diz jornal - Metro 1