Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Jerônimo defende “trégua política” na abertura do Carnaval em Salvador

Política

Jerônimo defende “trégua política” na abertura do Carnaval em Salvador

Governador afirma que chapa governista está em fase final de definição e pode ser anunciada após março

Jerônimo defende “trégua política” na abertura do Carnaval em Salvador

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Por: Metro1 no dia 12 de fevereiro de 2026 às 19:11

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), defendeu nesta quinta-feira (12) uma “trégua política” durante o Carnaval de Salvador. A declaração foi dada na abertura oficial da folia, no Campo Grande, ao lado do prefeito Bruno Reis (União Brasil), além de deputados e vereadores.

“Estamos aqui para, junto com o prefeito, demonstrar unidade nesse projeto. Esse é o quarto ano da chamada trégua da política, quando estabelecemos que queremos um Carnaval de paz”, afirmou o governador.

Jerônimo também mencionou a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar da festa no sábado, destacando que o convite foi feito e que a confirmação depende da agenda presidencial.

Chapa 2026

Em entrevista coletiva, o governador afirmou que a formação da chapa governista para as eleições deste ano está em fase final de articulação. Segundo ele, as tratativas envolvem partidos da base aliada e foram discutidas em reunião no Palácio com o Conselho Político.

“Estamos na fase final de fechamento dessas composições de partido e de chapa. Ouvimos a posição dos partidos sobre o alinhamento e o esforço para termos uma chapa competitiva”, disse.

De acordo com Jerônimo, o grupo busca fortalecer o projeto político nacional e estadual, com a reeleição de Lula, a manutenção do governo na Bahia, a eleição de dois senadores e a ampliação das bancadas federal e estadual.

A expectativa é concluir as definições até o fim de março. Caso haja consenso antes, o anúncio poderá ser feito logo após o Carnaval.