Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Tebet aposta em equidade racial e de gênero na disputa pela presidência

Política

Tebet aposta em equidade racial e de gênero na disputa pela presidência

O MDB foi o partido que numericamente mais elegeu negros nas eleições de 2020, 234

Tebet aposta em equidade racial e de gênero na disputa pela presidência

Foto: Foto: Metro1

Por: Chayenne Guerreiro no dia 26 de janeiro de 2022 às 13:20

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) definiu que apostará na equidade racial  e de gênero como bandeira para impulsionar sua a candidatura presidencial.

Em entrevista a Mário Kertész, na rádio Metrópole,  nessa quarta-feira (26) ela contou que irá lutar para que " tenhamos mais mulheres na política, mais negros na política".

"Quero no primeiro dia já trazer  metas, metas para serem cumpridas no primeiro mês, primeiro ano. Só assim vamos conseguir avançar. Temos que ter mais mulheres na política. Temos um projeto especifico para isso, 30% das cadeiras cativas para mulheres dentro do congresso nacional. Independente de cotas. Estabelecemos as mulheres mais votadas e 30% vai do congresso nacional. Isso não é da noite pro dia, começa com o que já temos hoje: 16%, na próxima eleição 18% e em 2042 teríamos 30% de mulheres na politica brasileira e faremos diferença", explicou. 

Segundo levantamento da revista Piauí com base em dados da Justiça eleitoral, o MDB foi o partido que numericamente mais elegeu negros nas eleições de 2020, 234. No que se refere as mulheres, o nível foi mais reduzido, cerca 44 nos pleitos municipais.