Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Associação do Tribunal de Contas protocola ação no STF para revogar Lei Rosemberg

Política

Associação do Tribunal de Contas protocola ação no STF para revogar Lei Rosemberg

Ministro Ricardo Lewandowski ficará encarregado de ser o relator do processo

Associação do Tribunal de Contas protocola ação no STF para revogar Lei Rosemberg

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 04 de março de 2022 às 14:55

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (3), para declarar a lei n. 14.460/2022, conhecida como Lei Rosemberg, inconstitucional. A informação foi divulgada nesta sexta, quando o processo foi atribuído para relatoria do ministro Ricardo Lewandowski. 

Aprovada em 22 de dezembro na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), de autoria do deputado Rosemberg Pinto (PT), a lei proíbe que gestores públicos sejam responsabilizados ou sofram a sanção de multas, aplicadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), quando não ficar comprovado o desvio de recursos em benefício próprio ou de familiares, ou quando não existirem provas de que o gestor agiu com dolo (intenção) no uso do recurso.

De acordo com apuração do Jornal da Metropole, se tivesse sido aprovada em 2018, a Lei Rosemberg teria dificultado a aplicação de 8.020 multas contra gestores públicos municipais em toda Bahia. 

A lei tem sido criticada por especialistas em direito. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gildásio Penedo Filho, a classifica como “flagrantemente inconstitucional”. De acordo com ele, a AL-BA não poderia alterar uma legislação que atinge ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). 

A professora de Direito Civil da Ufba, a advogada Cristiana Menezes Santos, também criticou a lei e disse que a ética "não faz curva". "Se o político tá errado, tem que ser processado e responder por isso", afirmou em entrevista ao programa Metropole Serviço.