Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Rui Costa quer que Bruno Reis faça realinhamento dos ônibus para reduzir alíquota do diesel

Política

Rui Costa quer que Bruno Reis faça realinhamento dos ônibus para reduzir alíquota do diesel

Prefeito tem criticado a gestão estadual por não baixar o imposto, e tem dito que, se a medida não for tomada, haverá um colapso do sistema de transporte público

Rui Costa quer que Bruno Reis faça realinhamento dos ônibus para reduzir alíquota do diesel

Foto: Divulgação

Por: Rodrigo Daniel Silva no dia 11 de maio de 2022 às 13:27

O governo Rui Costa (PT) quer que a prefeitura de Salvador faça um realinhamento da frota de ônibus para reduzir a alíquota do diesel. O prefeito Bruno Reis (UNIÃO) tem criticado a gestão estadual por não baixar o imposto, e tem dito que, se a medida não for tomada, haverá um colapso do sistema de transporte público.

Ao Metro1, setores do governo informaram que há hoje 81 linhas de ônibus que concorrem com o metrô, e tem criado um déficit financeiro ao sistema metroviário. Segundo eles ,a administração municipal tem deixado também de criar linhas alimentadoras que facilitem o acesso ao equipamento e ampliem o fluxo de passageiros.

Se a prefeitura acatar a demanda do governo, a gestão estadual tem prometido que  reduzirá a alíquota em 12 %, chegando a 5%,  já que hoje a alíquota é de 17%, o que significa uma redução de 80% na carga tributária para o setor.

Crítica

Na última segunda-feira (9), o prefeito Bruno Reis voltou a cobrar a redução do ICMS do diesel para o transporte público. De acordo com ele, a Bahia é "praticamente o único estado que não dá isenção" do tributo para o setor. "Então tem que ser feito um esforço de todos. A prefeitura já faz isso com o ISS, todas as taxas, por último nos acordos que fizemos, abrindo mão das outorgas", disse ele.
 
Para tentar não subir o preço da passagem dos ônibus, Bruno Reis disse, nesta semana, que estuda fornecer combustíveis para as empresas. Nesta quarta-feira (11), o prefeito foi a Brasília para pressionar os parlamentares a aprovar o subsídio federal para o transporte público.