Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Elmar critica STF por "sair das quatro linhas da Constituição" e diz que Bolsonaro só faz "bravata"

Política

Elmar critica STF por "sair das quatro linhas da Constituição" e diz que Bolsonaro só faz "bravata"

"Se ele (Bolsonaro) não tivesse passado da linha nesses pontos, talvez, ele tivesse uma reeleição absolutamente tranquila", disse líder do União Brasil

Elmar critica STF por "sair das quatro linhas da Constituição" e diz que Bolsonaro só faz "bravata"

Foto: Kamille Martinho - Metropress

Por: Rodrigo Daniel Silva no dia 20 de maio de 2022 às 09:08

Líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento criticou, nesta sexta-feira (20), o Supremo Tribunal Federal (STF) e declarou que Jair Bolsonaro (PL) só tem feito "bravatas", apesar das constantes falas antidemocráticas do presidente da República.

Para ele, a Suprema Corte tem saído das "quatro linhas da Constituição". "O Supremo tem passado do limite com relação a sair das quatro linhas da Constituição. O Executivo passa, mas o Supremo também tem passado. O Supremo interferiu no processo eleitoral. Será que  ele agiu certo quando deixou Lula inelegível (em 2018), e o PT teve que substituir o candidato. Ou ele (STF) está certo quando retomou a elegibilidade de Lula. Ou certo ele lá atrás ou agora. Ele está interferindo no processo eleitoral", avaliou Elmar, em entrevista a Rádio Metropole.

Elmar minimizou a postura antidemocrática de Bolsonaro. "A gente se acostumou a lidar com ele. Ele fala para o público dele, para aqueles que são radicais", afirmou ele.  

"Se você recorda no primeiro governo do presidente Lula, ele fez aquela carta aos brasileiros, tinha os radicais no PT. E tinha uma necessidade de reforma da Previdência, e tinha os radicais do PT que eram absolutamente contra. O presidente Lula deu uma guinada ao centro e fez o que precisava ser feito na reforma. Tanto que ele enquadrou os radicais do partido, que saíram e criaram o PSOL. O presidente (Bolsonaro) errou ao falar para os radicais dele. Se ele tivesse outro tipo de discurso em relação à vacina... Ele faz aquela bravata em relação ao Supremo, mas não passa disso. Só que cria um clima de instabilidade, que prejudica ele. Se ele não tivesse passado da linha nesses pontos, talvez, ele tivesse uma reeleição absolutamente tranquila", acrescentou. 

O deputado disse ainda que não há chance de o presidente da República eleito no pleito deste ano não tomar posse, em janeiro de 2023. Ou seja, Elmar Nascimento descartou a possibilidade de haver um golpe do presidente Bolsonaro.  

"Zero chance. As instituições estão absolutamente amadurecida", afirmou o parlamentar baiano.