Sábado, 02 de julho de 2022

Política

Após auditoria, relator do TCU afirma que processo eleitoral é sólido e confiável

Auditoria avalia a segurança, confiabilidade, transparência e a auditabilidade do sistema eletrônico de votação

Após auditoria, relator do TCU afirma que processo eleitoral é sólido e confiável

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 20 de maio de 2022 às 14:18

O relator da auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) no sistema eletrônico de votação, ministro Bruno Dantas, apresentou, nesta quarta-feira (18), um balanço parcial dos trabalhos, no qual afirma que o processo eleitoral “já se mostra sólido, confiável e adequado ao exercício da cidadania”.

A auditoria realizada pelo TCU avalia a segurança, confiabilidade, transparência e a auditabilidade do sistema eletrônico de votação. O ministro autorizou a auditoria em seis etapas, para permitir um amplo alcance de objetivo e o acompanhamento das medidas adotadas pelo TSE para a realização das Eleições 2022.

O ministro lembrou que as duas primeiras etapas da auditoria do TCU já foram inclusive examinadas pelo plenário da Corte de Contas. Entre elas, o destaque para a demonstração dos principais mecanismos de gestão de risco, de segurança e de transparência adotados nas três fases do processo eleitoral, antes, durante e após a votação, e que permitem a auditabilidade do voto. 

Dantas comunicou, inclusive, que o TSE já implementou melhorias na transparência do processo eleitoral a partir das recomendações dessas primeiras etapas da fiscalização.

Após auditoria, relator do TCU afirma que processo eleitoral é sólido e confiável - Metro 1