Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Filho de Bolsonaro entra em campo para tentar impedir CPI do MEC

Política

Filho de Bolsonaro entra em campo para tentar impedir CPI do MEC

Flávio Bolsonaro entrou na articulação após o novo líder do governo na Casa, Carlos Portinho (PL), ser diagnosticado no fim de semana com Covid-19

Filho de Bolsonaro entra em campo para tentar impedir CPI do MEC

Foto: Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 28 de junho de 2022 às 08:40

O filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL), entrou em campo para tentar barrar a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para investigar suspeitas de corrupção no Ministério da Educação.

Segundo o jornal O Globo, Flávio entrou na articulação após o novo líder do governo na Casa, Carlos Portinho (PL), ser diagnosticado no fim de semana com Covid-19. 

Governistas avaliam que, embora haja 28 assinaturas para a abertura de uma CPI — uma a mais do que as 27 necessárias —, muitos senadores estão suscetíveis a desistir por causa da proximidade das eleições. O argumento de aliados do Planalto é que uma comissão em plena campanha poderá ficar esvaziada, com integrantes sendo acusados de usar o colegiado como palanque. 

Além disso, os governistas tentam convencer senadores a desistir alegando que já há investigação em curso da Polícia Federal e da própria Controladoria-Geral da União. A base governista está focada em dois senadores que veem como mais propícios a retirarem seus nomes: Eduardo Braga (MDB-AM) e Alexandre Giordano (MDB-SP).

Ambos já foram beneficiados pelo chamado orçamento secreto, instrumento usado pelo governo para conquistar apoio no Congresso.