Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Transparência Internacional critica Forças Armadas por busca de protagonismo durante as eleições

Política

Transparência Internacional critica Forças Armadas por busca de protagonismo durante as eleições

Forças Armadas apresentaram ao Senado nesta quinta (14) uma proposta de votação paralela no dia da eleição com cédulas de papel

Transparência Internacional critica Forças Armadas por busca de protagonismo durante as eleições

Foto: Agência Senado

Por: Metro1 no dia 14 de julho de 2022 às 18:31

O representante da Transparência Internacional no Brasil, Michael Mohallem, afirmou nesta quinta-feira (14) ao Senado que, para a entidade, o sistema brasileiro de votação é seguro e criticou a pretensão das Forças Armadas de passarem a ser protagonistas no debate sobre o tema.

"As Forças Armadas têm inúmeras atribuições de importância e grandeza para o país. Entre suas competências não há a de ser protagonista de reformas eleitorais, muito menos de revisoras da eleição. Se houver pretensão de se tornar um ator institucional com papel complementar de revisor do processo eleitoral, seria uma iniciativa claramente inconstitucional", declarou Mohallem em audiência na Casa, em que as Forças Armadas apresentaram uma proposta de votação paralela no dia da eleição com cédulas de papel.

Em resposta, o ministro da Defesa disse que os militares não querem ser protagonistas, mas que entraram a fundo no tema porque foram convidados pelo TSE. "Nós, quando somos chamados a alguma missão, a dedicação é exclusiva, a gente vai fundo" disse, e acrescentou: "Não queremos protagonismo. Jamais seremos revisores de eleições. Tudo que a gente tem feito é seguindo as resoluções do TSE. Talvez pela tradição, pela história que as Forças Armadas têm, pelo fato de terem se engajado mais fortemente nesse convite, talvez dê a impressão de que somos protagonistas. O protagonista é o TSE, é o povo, é a transparência e a segurança que a gente quer".

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.