Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula e Janja assinam carta em defesa da democracia

Política

Lula e Janja assinam carta em defesa da democracia

Documento também já foi assinado pelos presidenciáveis Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe D'Ávila  (NOVO)

Lula e Janja assinam carta em defesa da democracia

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 08 de agosto de 2022 às 11:53

Candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o manifesto em defesa da democracia, organizado por entidades e alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

A socióloga e esposa do ex-presidente, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, também assinou a carta, que será lida no Pátio das Arcadas, na Faculdade de Direito da USP, em 11 de agosto. O manifesto defende a democracia e pede respeito ao sistema eleitoral brasileiro.

A "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito" também foi endossada pelos presidenciáveis Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe D'Ávila  (NOVO) e pelos ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

Na última sexta-feira (5), o jornal Folha de São Paulo revelou que aliados do petista já vinham estimulando que o ex-presidente aderisse ao movimento. De acordo com a publicação, Lula inicialmente resistiu por receio de levar ao movimento um caráter político-eleitoral e ser acusado de tentar instrumentalizar a iniciativa. 

Lula acabou cedendo após aliados argumentarem que seria importante ratificar o documento para marcar posição e fazer um contraponto a Jair Bolsonaro (PL). O presidente tem feito diversas manifestações questionando a lisura das urnas eletrônicas. Ele já vem mostrando um incômodo com o manifesto, que definiu como "cartinha".