Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 09 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Universidades atestam segurança da votação pela urna eletrônica, diz TSE

Política

Universidades atestam segurança da votação pela urna eletrônica, diz TSE

Análise foi feita pelas universidades em parceria com a Corte

Universidades atestam segurança da votação pela urna eletrônica, diz TSE

Foto: Antonio Augusto / Ascom/ TSE

Por: Metro1 no dia 25 de agosto de 2022 às 19:30

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quinta (25) que três universidades atestaram a segurança da nova urna eletrônica que vai ser utilizada nas eleições deste ano marcadas para outubro.

Os testes nos códigos-fonte das urnas modelo EU 2020 foram feitos pela Universidade de São Paulo (USP), pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que já entregaram as conclusões ao tribunal.

Essas urnas não passaram pelo Teste Público de Segurança (TPS) realizado em maio porque só foram entregues em dezembro do ano passado, quando o edital de testagem já tinha sido lançado. Assim, a análise foi feita pelas universidades em parceria com a Corte.

O Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP) concluiu que o modelo novo da urna testado preserva todas as proteções existentes nas versões anteriores, dotadas de hardware de segurança, criando um cenário similar de resistência a invasões quando utilizadas.

Segundo o TSE, em nenhum teste de segurança foi possível alterar o destino e a integridade de uma votação. As informações são do portal G1.