Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 05 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Aliados dizem que Lula aguarda explicação de ministro sobre uso de avião da FAB

Política

Aliados dizem que Lula aguarda explicação de ministro sobre uso de avião da FAB

Ministro usou um avião da FAB para ir a São Paulo e recebeu quatro diárias e meia para participar de eventos equestres

Aliados dizem que Lula aguarda explicação de ministro sobre uso de avião da FAB

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 01 de março de 2023 às 07:40

Interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disseram que ele aguarda as explicações do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, sobre o uso de um avião das Forças Aéreas Brasileiras (FAB) e recebimento de diárias para uma agenda majoritariamente privada em São Paulo. As informações são do jornal Estadão, que revelou também que a ordem no Palácio do Planalto é que os ministros não comentem o assunto em público.

Deputados e senadores da base aliada afirmam ao jornal que o presidente deveria demitir rapidamente Juscelino após a repercussão do caso que acabou gerando desgaste à imagem do governo. 

“Ele tem que responder”, disse o deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO). Já o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse que vai aguardar as orientações do Palácio do Planalto sobre como lidar com o caso. “Não tenho posição pessoal. Sou líder do governo, eu vou ter que esperar a avaliação que se faz no centro do governo, na Casa Civil”, disse.

Juscelino Filho usou um avião da FAB para ir a São Paulo e recebeu quatro diárias e meia para participar de eventos equestres. Ele também foi ao Oscar do Quarto de Milha, na qual foi homenageado, e inaugurou uma praça em Boituva (SP) em homenagem a um cavalo do seu ex-sócio. No discurso, disse que estava ali como integrante “da equipe do presidente da República”, mas nenhum dos compromissos envolvendo cavalos está registrado na agenda do ministro.

A indicação de Juscelino faz parte da cota do União Brasil, embora a bancada sustente que não teve qualquer influência nessa nomeação.