Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ministra da Saúde assina acordo com Portugal que prepara países para novas endemias

Política

Ministra da Saúde assina acordo com Portugal que prepara países para novas endemias

Acordo foi assinado durante visita do presidente Lula (PT) e comitiva ao país

Ministra da Saúde assina acordo com Portugal que prepara países para novas endemias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 22 de abril de 2023 às 17:21

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou neste sábado (22), uma carta de intenções com compromissos e acordos na área de saúde entre Brasil e Portugal. O documento também foi assinado pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde de Portugal, Margarida Tavares, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cuja comitiva Nísia faz parte.

A ministra recordou que o acordo tem por base a avaliação dos aprendizados da pandemia e destacou que os dois países têm sistemas universais de saúde que enfrentam desafios em todos os ciclos de vida. O acordo reforça o compromisso das nações no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Eu também destaco a preparação para futuras epidemias. Tanto o Brasil quanto Portugal compartilham uma visão comum e, nessa visão, está a resiliência dos sistemas de saúde, que precisam ser fortalecidos pra enfrentar esse tipo de adversidade”, declarou a ministra Nísia.

O documento prevê que os países promovam o desenvolvimento sustentável sob a perspectiva da saúde única e fortaleçam a preparação, prontidão e resposta a emergências de saúde pública por meio de troca de informações. Além disso, as ações conjuntas devem focar na promoção da alimentação saudável e na formação permanente dos recursos humanos em saúde, por meio de programas de intercâmbio e qualificação.

Durante as tratativas para a assinatura da carta de intenções, o ministro da Saúde de Portugal, Manuel Pizarro, aceitou o convite da ministra Nísia Trindade para visitar o Brasil, com o objetivo de dar seguimento às conversações para o fortalecimento da cooperação entre os dois países.