Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Coronel Cid prestará novo depoimento sobre joias sauditas dadas a Bolsonaro

Política

Coronel Cid prestará novo depoimento sobre joias sauditas dadas a Bolsonaro

O ajudante de ordens do ex-presidente e o ex-chefe da Receita Federal foram convocados pela PF para prestar novos depoimentos sobre o caso

Coronel Cid prestará novo depoimento sobre joias sauditas dadas a Bolsonaro

Foto: Reprodução/Alan Santos/PR

Por: Metro1 no dia 28 de abril de 2023 às 18:12

O coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi convocado para prestar novos depoimentos à Polícia Federal em inquérito que investiga a entrada ilegal de joias presenteadas pelo governo da Arábia Saudita no Brasil.

A PF espera que o depoimento do coronel, que é considerado braço direito do ex-presidente, elucide se o então chefe do executivo teria agido para reaver o pacote de joias retido pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos (SP), em outubro de 2021.

O pacote estava na bagagem de um assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que representava o governo na viagem ao país saudita.

Cid foi o responsável pelo envio de um ofício à Receita Federal, em 28 de dezembro, determinando a “incorporação de bens apreendidos”. O documento foi apresentado pelo sargento Jairo Moreira da Silva para um auditor fiscal na alfândega, mas que não teve sucesso.

Em depoimento dado no último dia 5 de abril, Cid declarou que buscar presentes recebidos pelo então presidente era algo “normal”, “corriqueiro”, na Ajudância de Ordens da Presidência.

O ex-chefe da Receita Federal, Júlio César Vieira Gomes, também prestou depoimento na ocasião e foi novamente convocado. Os novos depoimentos ainda não têm data para acontecer.