Política
Alckmin viaja ao México para ampliar parceria comercial em meio a impasse com tarifaço de Trump

O mandato da tesoureira do PT, Gleide Andrade de Oliveira, vai até 16 de maio de 2024
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a secretária nacional de finanças e planejamento do Partido dos Trabalhadores, Gleide Andrade de Oliveira, para o conselho de administração da usina hidrelétrica Itaipu Binacional. O decreto foi assinado por Lula e publicado no Diário Oficial na última segunda-feira (19).
Formada em filosofia, Gleide já ocupou postos na prefeitura de Belo Horizonte, durante as gestões de Patrus Ananias e Fernando Pimentel. A conselheira disputou as eleições de 2022 para deputada federal por Minas Gerais, mas não foi eleita. O mandato da tesoureira do PT vai até 16 de maio de 2024.
O conselho de administração da Itaipu Binacional é composto por 12 membros: seis indicados pelo Brasil e outros seis pelo Paraguai, além de dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores de cada nação. Cada conselheiro recebe remuneração mensal de R$ 27 mil e se reúne a cada dois meses ou sempre que uma reunião extraordinária for convocada.
Gleide se juntará aos demais conselheiros brasileiros indicados em abril pelo chefe do Executivo. São eles: Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação; Michele Caputo Neto, secretário de Saúde do Paraná.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.