Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Quinta-feira, 01 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula defende Maduro e diz que conceito de democracia é "relativo"

Política

Lula defende Maduro e diz que conceito de democracia é "relativo"

O presidente brasileiro chegou a afirmar ainda que na Venezuela tem mais eleições do no Brasil

Lula defende Maduro e diz que conceito de democracia é "relativo"

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 30 de junho de 2023 às 11:32

Atualizado: no dia 30 de junho de 2023 às 11:42

Depois de receber críticas pelos movimentos de reaproximação diplomática com a Venezuela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a relativizar o regime de Nicolás Maduro, ditador venezuelano. O petista afirmou, na última quinta-feira (29), que há diferentes visões sobre o que é democracia.

"O conceito de democracia é relativo para você e para mim. Gosto de democracia porque a democracia me fez chegar à Presidência pela terceira vez. Por isso gosto de democracia e a exerço na sua plenitude. O mundo inteiro sabe que a governança do PT aqui é exemplo de exercício da democracia", disse o presidente brasileiro.

A declaração foi feita durante uma entrevista à Rádio Gaúcha, quando Lula foi questionado sobre o regime ditatorial do país vizinho. O petista chegou a afirmar que a "Venezuela tem mais eleições do que o Brasil".

O presidente tentou desviar do assunto na entrevista, mas acabou falando também sobre as próximas eleições venezuelanas. Afirmou que a eventual derrota de Maduro deveria ser via sistema eleitoral.  “Quem quiser derrotar o Maduro, derrote nas próximas eleições. Agora vai ter eleição. Derrote e assuma o poder. Vamos lá fiscalizar. Se não tiver uma eleição honesta, a gente fala”, respondeu Lula.

Os últimos resultados das eleições venezuelanas têm sido questionados tanto pela oposição quanto por parte da comunidade internacional. O pleito de 2018, por exemplo, que elegeu Maduro, não teve acompanhamento de observadores internacionais, como é de praxe. 

Em maio, o petista recebeu Maduro no Palácio do Planalto e se tornou alvo de críticas por conta disso. Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada na semana passada apontou que 64% dos brasileiros são contra a retomada das relações diplomáticas do Brasil com a Venezuela, enquanto apenas 22% são a favor. O restante não soube responder ou não quis se posicionar. Foram ouvidas 2.029 pessoas entre os dias 15 e 18 de junho, a variação de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.