Segunda-feira, 12 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

CPI do MST cancela convocação de Rui Costa após ordem de Arthur Lira

Política

CPI do MST cancela convocação de Rui Costa após ordem de Arthur Lira

Ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, prestaria depoimento na tarde desta quarta-feira

CPI do MST cancela convocação de Rui Costa após ordem de Arthur Lira

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 09 de agosto de 2023 às 09:59

Atualizado: no dia 09 de agosto de 2023 às 10:02

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) cancelou o depoimento do Ministro da Casa Civil, o baiano Rui Costa, após ordem do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Rui Costa seria ouvido na tarde desta quarta-feira (9).

A decisão foi publicada no Diário da Câmara dos Deputados, nesta manhã. Lira acatou um recurso apresentado pelo deputado federal Nilto Tatto (PT), que alegou não haver "fato determinado" que obrigasse o ministro a prestar depoimento.

“No caso em tela, não se demonstrou no requerimento a conexão entre as atribuições do Ministro da Casa Civil da Presidência da República e os fatos investigados pela CPI sobre o MST”, disse Lira na decisão.

A convocação foi feita pelo relator da CPI, o deputado Ricardo Salles (PL). Ele alegou que, enquanto governador da Bahia, Rui Costa "não empreendeu esforços para impedir atos de invasões de terra nem para garantir a propriedade privada" além de acusar Rui Costa a "ser conivente com as invasões".

Na última quinta-feira (3), o deputado federal baiano Elmar Nascimento (União) responsável por indicar membros para a CPI, afirmou em entrevista à Rádio Metropole, que a convocação de Rui Costa era “absolutamente inadequada”, além de garantir que reuniões seriam realizadas por ele e Lira para que houvesse uma “correção de rumos”.