Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Política

Lula pedirá ajuda do Catar para retirar mais brasileiros de Gaza

Parada será na Arábia Saudita e depois vai a Doha, de onde segue para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28

Lula pedirá ajuda do Catar para retirar mais brasileiros de Gaza

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 23 de novembro de 2023 às 19:17

Atualizado: no dia 23 de novembro de 2023 às 19:25

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando visitar o Catar, vai pedir ajuda para liberar mais brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza. O presidente embarca rumo ao Oriente Médio no próximo dia 27.

A primeira parada será na Arábia Saudita e depois vai a Doha, de onde segue para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28. No país árabe, Lula terá encontro com o emir Tamim bin Hamad al-Thani.

O Catar é considerado estratégico nas negociações envolvendo o conflito em Israel. Recentemente, mediou, junto com os Estados Unidos, a troca de prisioneiros palestinos por reféns israelenses. A informação de que a repatriação de brasileiros e palestinos será tratada na conversa foi confirmada pelo secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Duarte. 

O embaixador lembrou que o empenho tem sido o mesmo da primeira lista de repatriados quando 32 pessoas foram trazidas ao Brasil. Desta vez, o Itamaraty apresentou uma relação com 86 nomes a Israel e ao Egito.