Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 03 de março de 2024

Política

Zito Barbosa posterga escolha de sucessor enquanto oposição busca consenso em Barreiras para vencer eleições

Oposição ao atual prefeito enfrenta dificuldades para definir candidato único; PSD tem dois nomes com pretensão de disputar pleito na cidade

Zito Barbosa posterga escolha de sucessor enquanto oposição busca consenso em Barreiras para vencer eleições

Por: Laisa Gama no dia 26 de novembro de 2023 às 07:00

Atualizado: no dia 26 de novembro de 2023 às 08:35

Com o objetivo de desbancar um possível sucessor do prefeito Zito Barbosa (União) em Barreiras, cidade a cerca de 700 quilômetros de Salvador, a oposição vem em diálogo com o objetivo de uma candidatura unificada. 

Prefeito de Barreiras desde 2017, Zito foi reeleito em 2020 com um total de 70,30 % dos votos e não deu chances aos seus concorrentes Tito (Avante), que obteve 27,12%; Marcos Pires (PSC) com 2,52% e Emilio (DC), com 0,05%.

Assim como o prefeito de Ilhéus, Alexandre Marão (PSD), Zito também não tem pressa de escolher um nome, apesar de ter vários que circulam como opção. Ao Metro1, a assessoria de imprensa informou que o prefeito barreirense tem focado na sua gestão e que só vai tratar do processo sucessório após o Carnaval. Um dos nomes que circula como uma possível escolha é o do vice-prefeito Emerson Cardoso (União).

Outro nome para a cidade é o de Karlúcia Macêdo, do MDB, que teve sua pré-candidatura lançada oficialmente em agosto. Na época, o presidente de honra do partido, Lúcio Vieira Lima, também divulgou a escolha em suas redes sociais. “Agora é Karlúcia Macedo correr atrás de apoios para unir a base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues em torno do seu nome. Será um trabalho de muita reunião e ouvindo mais do que falando”, disse.

Karlúcia já é um nome bastante conhecido na região, tendo sido vice-prefeita entre 2017 e 2020. Também foi secretária de Assistência Social entre 2018 e 2022. Ao Metro1, Lúcio Vieira Lima afirmou que o partido dialoga com todas as legendas de oposição a Zito. “Temos conversado com todos, porque o objetivo lá é sair uma candidatura única para que possa ganhar a eleição”, declarou.

Entre nomes que o MDB dialoga, está o da secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira (PSD), que já reafirmou diversas vezes sua intenção de ser a candidata em 2024. Ela também já é uma velha conhecida dos barreirenses. Foi prefeita do município entre 2009 e 2013. 

Migração?

Mas ela não é o único nome pelo partido. O deputado estadual Eures Ribeiro também manifestou a vontade de ser candidato a prefeito da Capital do Oeste. Antes de voltar a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), foi prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Secretário na prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, Danilo Henrique Jr. (PP) também se movimenta para disputar a prefeitura de Barreiras no próximo ano. Embora seja neófito, ele é de uma família com uma trajetória política. Seu pai é o deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP). Ele é neto de dois ex-prefeitos: Raimundo, que foi gestor em Floresta Azul, e Antonio Henrique de Souza Moreira, que administrou Barreiras.

Quem também planeja lançar sua candidatura em 2024 é Tito, do Avante, que ficou em segundo lugar nas eleições de 2020. Em setembro, o pré-candidato visitou Brasília e teve conversas com o senador Jaques Wagner (PT). No encontro, expressou sua intenção de disputar a prefeitura de Barreiras. Para ser candidato, ele estaria disposto, inclusive, a deixar o Avante para ser postulante por outra agremiação partidária.