
Política
Lula diz que Haddad apresentará alternativas à desoneração da folha de pagamento
Após vetar a medida, o mandatário contestou as criticas ao afirmar que “não tem nada na lei que diz que vai gerar mais empregos se tiver desoneração"

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (29), que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), apresentará alternativas à desoneração da folha de pagamento, após o mandatário vetar integralmente a prorrogação da medida até 2027.
O mecanismo em questão permite que os 17 setores da economia que mais empregam no Brasil recebam o benefício de pagar alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários. Dessa forma, as empresas colaboram com a Previdência a partir de um cálculo diferenciado.
“Não tem nada na lei que diz que vai gerar mais empregos se tiver desoneração. O que é importante é que essas coisas aconteçam e o Haddad vai apresentar alternativas, na medida em que a gente também tenha uma relação entre empresários e trabalhadores, que, ao [fazer] a desoneração da empresa para melhorar a renda da empresa, é importante você garantir emprego para os trabalhadores”, afirmou Lula.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.