Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 24 de fevereiro de 2024

Política

Deputados da base de Lula acionam PGR contra Janones por suposto esquema de rachadinha

Grupo com 45 deputados acionaram a Procuradoria-Geral da República contra o deputado federal André Janones (Avante-MG)

Deputados da base de Lula acionam PGR contra Janones por suposto esquema de rachadinha

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 29 de novembro de 2023 às 17:11

Um grupo com 45 deputados acionaram a Procuradoria-Geral da República contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) para pedir que ele seja investigado por um suposto esquema de "rachadinha", denunciado em reportagem do portal Metrópoles.

Entre os parlamentares, há 11 filiados a partidos da base do governo Lula (PT): União Brasil (5), PSD (1), Republicanos (3), PP (1) e MDB (1) que, juntos, lideram dez ministérios. Apesar de serem de siglas da base do governo, os signatários se identificam com a oposição e raramente votam com o Planalto. Na representação, os deputados alegam que Janones praticou os crimes de peculato, improbidade administrativa ao, segundo a matéria, ter exigido que seus assessores repassassem parte de seus salários. Além de solicitarem que ele seja investigado por falsidade ideológica eleitoral.

Outros parlamentares de partidos adversários ao governo, assinaram a notícia-crime: Zucco (Republicanos-RS), Evair de Melo (PP-ES), Coronel Assis (União-MT), Messias Donato (Republicanos-ES), Sargento Fahur (PSD-PR), Coronel Ulysses (União -AC), Delegado Palumbo (MDB-SP), Rodrigo Valadares (União - SE), Alfredo Gaspar (União-AL), Fred Linhares (Republicanos-DF) e Cristiane Lopes (União-RO).

Esses deputados em questão pertencem a partidos com cargos no primeiro escalão do Planalto. No caso do União Brasil, Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações) lideram ministérios. Já o PSD tem três pastas comandadas por Carlos Fávaro (Agricultura), Pesca (André de Paula) e Minas e Energia (Alexandre Silveira). Os Republicanos e o PP possuem um ministério cada — Portos e Aeroportos, sob o comando de Silvio Costa Filho e Esportes, com André Fufuca, respectivamente.