Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Deputados da base de Lula acionam PGR contra Janones por suposto esquema de rachadinha

Política

Deputados da base de Lula acionam PGR contra Janones por suposto esquema de rachadinha

Grupo com 45 deputados acionaram a Procuradoria-Geral da República contra o deputado federal André Janones (Avante-MG)

Deputados da base de Lula acionam PGR contra Janones por suposto esquema de rachadinha

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 29 de novembro de 2023 às 17:11

Um grupo com 45 deputados acionaram a Procuradoria-Geral da República contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) para pedir que ele seja investigado por um suposto esquema de "rachadinha", denunciado em reportagem do portal Metrópoles.

Entre os parlamentares, há 11 filiados a partidos da base do governo Lula (PT): União Brasil (5), PSD (1), Republicanos (3), PP (1) e MDB (1) que, juntos, lideram dez ministérios. Apesar de serem de siglas da base do governo, os signatários se identificam com a oposição e raramente votam com o Planalto. Na representação, os deputados alegam que Janones praticou os crimes de peculato, improbidade administrativa ao, segundo a matéria, ter exigido que seus assessores repassassem parte de seus salários. Além de solicitarem que ele seja investigado por falsidade ideológica eleitoral.

Outros parlamentares de partidos adversários ao governo, assinaram a notícia-crime: Zucco (Republicanos-RS), Evair de Melo (PP-ES), Coronel Assis (União-MT), Messias Donato (Republicanos-ES), Sargento Fahur (PSD-PR), Coronel Ulysses (União -AC), Delegado Palumbo (MDB-SP), Rodrigo Valadares (União - SE), Alfredo Gaspar (União-AL), Fred Linhares (Republicanos-DF) e Cristiane Lopes (União-RO).

Esses deputados em questão pertencem a partidos com cargos no primeiro escalão do Planalto. No caso do União Brasil, Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações) lideram ministérios. Já o PSD tem três pastas comandadas por Carlos Fávaro (Agricultura), Pesca (André de Paula) e Minas e Energia (Alexandre Silveira). Os Republicanos e o PP possuem um ministério cada — Portos e Aeroportos, sob o comando de Silvio Costa Filho e Esportes, com André Fufuca, respectivamente.