Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Política

Ex-assessores de Janones dizem que repasse em suposto esquema de rachadinha chegava a 60%

Por sua vez, o parlamentar nega ter cometido irregularidades

Ex-assessores de Janones dizem que repasse em suposto esquema de rachadinha chegava a 60%

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 30 de novembro de 2023 às 08:09

Atualizado: no dia 30 de novembro de 2023 às 08:24

Dois ex-assessores do deputado André Janones (Avante) relataram em entrevista ao jornal O Globo que o parlamentar cobrava funcionários lotados em seu gabinete na Câmara a repassar parte dos seus salários. 

Cefas Luiz Paulino e Fabrício Ferreira de Oliveira disseram que a "rachadinha" envolvia inclusive os valores recebidos como 13º e chegava a 60% dos vencimentos.

Em áudio com um suposto discurso do deputado em 2019, divulgado pelo portal Metrópoles, ele pede a colaboração dos funcionários. “Tem algumas pessoas aqui que eu ainda vou conversar em particular depois que vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito. Elas vão ganhar mais, só isso. Ah! Isso é devolver salário e você tá chamando de outro nome. Não é”.

A suspeita de rachadinha no gabinete de Janones é investigada pela Polícia Federal desde 2021, ainda de acordo com O Globo.

De acordo com o ex-assessor Paulino, que trabalhou no gabinete de fevereiro de 2019 até outubro de 2022, com salário de R$ 19.562, os pedidos para repassar parte do seu salário começaram no início de 2019, logo após Janones assumir o seu primeiro mandato.

Por sua vez, o parlamentar nega ter praticado qualquer irregularidade e afirmou nas redes sociais que o pedido revelado na gravação foi feito ainda antes de se eleger, em 2018, para pessoas que ainda não trabalhavam em sua equipe.