Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Política

PSDB escolhe Marconi Perillo como novo presidente do partido

Decisão foi anunciada nesta quinta-feira (30), durante reunião para a escolha dos integrantes do Diretório Nacional do partido

PSDB escolhe Marconi Perillo como novo presidente do partido

Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 30 de novembro de 2023 às 16:42

Atualizado: no dia 30 de novembro de 2023 às 16:42

O PSDB anunciou, nesta quinta-feira(30), que o ex-governador de Goiás, Marcos Perillo, é o novo presidente do partido. O nome foi oficializado durante a convenção nacional da sigla, em Brasília. 

A eleição interna reflete uma tentativa dos tucanos de retomar a popularidade e influência do PSDB no país. Perillo vai substituir Eduardo Leite, atual governador do Rio Grande do Sul, afastado da presidência após uma decisão judicial.  

A decisão judicial atendeu a um pedido do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, e determinou que a sigla fizesse uma nova eleição da Executiva Nacional.

Orlando questionou à Justiça um ato da Executiva do PSDB de fevereiro de 2022, que prorrogou por um ano o mandato do então presidente do partido, Bruno Araújo, descumprindo o estatuto tucano, que permite apenas uma prorrogação. A decisão tornou nulos todos os atos posteriores a essa segunda renovação do mandado de Araújo, o que impactou no mandato de Eduardo Leite.