Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 04 de março de 2024

Política

Instalação de CPI da Braskem é fundamental para responsabilização da empresa, diz ministro

Renan fez um post no X (antigo twitter) reforçando a necessidade de uma investigação do Senado

Instalação de CPI da Braskem é fundamental para responsabilização da empresa, diz ministro

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 01 de dezembro de 2023 às 16:18

Atualizado: no dia 01 de dezembro de 2023 às 16:28

O ministro dos Transportes, Renan Filho, considera fundamental, para uma responsabilização satisfatória, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a crise provocada pela Braskem em Maceió (AL). Renan fez um post no X (antigo twitter) reforçando a necessidade de uma investigação do Senado.

Adversário político do senador, o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira (PP), também comentou sobre a crise em Alagoas, mas em nenhum momento citou a CPI. Nesta sexta-feira (1º) em entrevista à CNN Brasil, Renan Filho declarou que é preciso sair apenas da esfera jurídica para compartilhar com a sociedade todos os fatos que levaram à declaração de emergência na capital alagoana.

O pedido de instauração da CPI da Braskem está travado no Senado, e a última movimentação aconteceu no dia 24 de outubro quando o presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu o requerimento que pede a criação da comissão para investigar os danos ambientais causados em Maceió pela Braskem. Com a leitura, os partidos já podem indicar representantes para a CPÍ.

O senador chegou na quinta-feira (31) em Maceió, liderando a comitiva do governo federal que irá monitorar as ações de mitigação dos riscos associados ao iminente colapso de uma mina de sal-gema da petroquímica.