
Política
Aliados aconselham Lula a não ir para posse de Milei mesmo após presidente receber convite
O mandatário foi convidado por Milei para participar da solenidade, que está prevista para acontecer neste domingo (10)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aconselharam o mandatário brasileiro a não comparecer à cerimônia de posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, apesar do político argentino ter enviado um convite ao petista. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira (4).
Milei também enviou uma carta para Lula,que foi entregue pela futura chanceler do argentino, Diana Mondino, ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no último domingo (3). No texto, o presidente eleito disse que espera trabalhar em conjunto para “construção de laços" entre ambos os países.
O posicionamento de Milei na carta se contradiz com o que ele apresentou ao longo da campanha, já que insultou o presidente brasileiro algumas vezes, se referindo a ele como "comunista raivoso" e "socialista com vocação totalitária". Além de ter dito que pretendia “limitar” o comércio com o Brasil.
Para os aliados de Lula, a cerimônia de posse poderia representar um ambiente hostil ao mandatário, já que há possibilidade dos apoiadores de Milei não aceitarem bem a participação do petista. A solenidade está prevista para acontecer no dia 10 de dezembro, em Buenos Aires.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.