Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Toffoli manda investigar Transparência Internacional por Lava Jato

Política

Toffoli manda investigar Transparência Internacional por Lava Jato

Procedimento visa apurar a gestão de recursos da Lava Jato

Toffoli manda investigar Transparência Internacional por Lava Jato

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Por: Metro1 no dia 05 de fevereiro de 2024 às 19:08

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou nesta segunda-feira (5) uma investigação sobre a atuação da organização não governamental (ONG) Transparência Internacional no Brasil.A organização diz não ter recebido nada de nenhum acordo de leniência no Brasil.

De acordo com o ministro, será investigado se houve “eventual apropriação indevida de recursos públicos” pela organização e “seus respectivos responsáveis”.A ONG teve atuação próxima com procuradores da operação Lava Jato. Segundo o congressista, “sob o pretexto” de desenvolver ações de combate à corrupção, o Ministério Público Federal teria concedido à Transparência Internacional “poderes de gestão e execução sobre recursos públicos”, sem que houvesse fiscalização e controle do Estado.

Em nota, a ONG afirmou que “jamais recebeu ou receberia, direta ou indiretamente, qualquer recurso do acordo de leniência do grupo J&F ou de qualquer acordo de leniência no Brasil. A organização tampouco teria — e jamais pleiteou — qualquer papel de gestão de tais recursos”.