Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Política

Lula anuncia que governo brasileiro enviará novos recursos à agência da ONU em apoio a Palestina

A decisão foi divulgada pelo mandatário nesta quinta-feira (15), durante sessão extraordinária da Liga dos Estados Árabes

Lula anuncia que governo brasileiro enviará novos recursos à agência da ONU em apoio a Palestina

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 15 de fevereiro de 2024 às 15:31

Atualizado: no dia 15 de fevereiro de 2024 às 15:36

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou, nesta quinta-feira (15), que o governo brasileiro enviará novos recursos à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA). A afirmação foi feita pelo mandatário durante uma sessão extraordinária da Liga dos Estados Árabes, no Cairo, capital do Egito.

A agência em questão promove ações sociais voltadas aos setores de educação, saúde e moradia na Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Síria e no Líbano. Em janeiro, mais de 15 países decidiram deixar de financiar a organização após a denúncia de um suposto envolvimento de colaboradores com o ataque realizado pelo Hamas em Israel.

Devido à gravidade da denúncia, a UNRWA iniciou uma investigação sobre a possível parceria entre agentes e membros do Hamas, assim como rescindiu os contratos de 12 integrantes suspeitos no caso. Ao discursar, Lula condenou o afastamento dos 15 países por conta do escândalo da instituição.

“No momento em que o povo palestino mais precisa de apoio, os países ricos decidem cortar ajuda humanitária. Refugiados palestinos na Jordânia, na Síria e no Líbano também ficarão desamparados. É preciso pôr fim a essa desumanidade e covardia”, afirmou o presidente brasileiro.

Lula também teceu críticas às ofensivas feitas pelo governo israelense. “A persistência do conflito na Palestina vai muito além do Oriente Médio, seus efeitos podem levar a cenários imprevisíveis e catastróficos”, acrescentou.