Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Boulos diz que vai discutir tramitação de projeto sobre fim da escala 6x1 com Motta para acelerar processo

Política

Boulos diz que vai discutir tramitação de projeto sobre fim da escala 6x1 com Motta para acelerar processo

Declaração é feita no mesmo dia em que Motta enviou para CCJ uma PEC que trata do assunto

Boulos diz que vai discutir tramitação de projeto sobre fim da escala 6x1 com Motta para acelerar processo

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Agência Câmara

Por: Metro1 no dia 09 de fevereiro de 2026 às 18:38

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL), disse, nesta segunda-feira (9), que vai procurar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir divergências entre eles acerca da tramitação da redução da escala de trabalho 6x1.

A declaração — feita durante uma visita do presidente Lula (PT) a Mauá, em São Paulo — ocorre no mesmo dia em que Motta enviou para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do assunto. 
“Nós vamos chamar o presidente Hugo Motta para uma reunião na quinta-feira”, disse Boulos. 

Defensor do projeto, o ministro comentou que não abre mão da redução da jornada sem interferência no salário. “Todo o processo tem negociação, mas nós não abrimos mão de um máximo de 5x2, da redução da jornada para 40 horas, e também de não haver redução de salário. Essa é a perspectiva que o governo quer levar ao presidente Hugo Motta”, defendeu Boulos.

A redução da jornada de trabalho é uma das pautas de prioridade do ano, e o PT trabalha para aprovar a proposta antes do início do período eleitoral, quando Lula tentará a reeleição. “Uma PEC, vocês sabem, tem de ter mais votos do que um projeto de lei. Ou seja, tem mais dificuldade de aprovação, precisa de apoio de partidos da oposição. Já um projeto de lei, se nós conseguirmos consolidar a base do governo, a gente consegue aprovar neste semestre e garantir esse direito para os trabalhadores brasileiros”, complementou Boulos.

Declaração de Motta
Nas redes sociais, o deputado afirmou que vai ouvir todos os setores e que o país não pode ficar para trás. “Vamos ouvir todos os setores com equilíbrio e responsabilidade para entregar a melhor lei para os brasileiros. O mundo avançou, principalmente na área tecnológica, e o Brasil não pode ficar para trás”, afirmou.