
Política
Silvio Almeida diz que detenção de homem negro no RS é exemplo de como o “racismo perverte as instituições e agentes”
Motoboy foi atingido com um golpe de faca por um vizinho branco, mas, ao chegar no local, a Brigada Militar o levou detido; caso aconteceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução Redes Sociais
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, comentou, neste domingo (18), o caso do homem negro que foi detido por policiais da Brigada Militar, após ser vítima de uma tentativa de homicídio, em Porto Alegre (RS), no sábado (17).
Em publicação no seu perfil do X - antigo Twitter -, Silvio disse que, em parceria com a ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco, entrará em contato com as autoridades gaúchas para acompanhar o caso e ajudar na construção de políticas.
“O caso do trabalhador negro, no Rio Grande do Sul, que tendo sido vítima de agressão acabou sendo tratado como criminoso pelos policiais que atenderam a ocorrência, demostra, mais uma vez, a forma como o racismo perverte as instituições e, por consequência, seus agentes. É preciso que as instituições passem a analisar de forma crítica o seu modo de funcionamento”, escreveu.
O momento da abordagem da Brigada Militar foi registrada por testemunhas e ganhou forte repercussão nas redes sociais. O agressor, um homem branco, desferiu um golpe de faca contra o motoboy. Ele não chegou a ser algemado durante a ação e foi encaminhado para a delegacia após ir em casa buscar uma camisa. Já o homem negro foi algemado e levado para a viatura pelos PMs.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, declarou que determinou a abertura de uma sindicância para apurar o ocorrido. O Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar abriu uma Sindicância Policial Militar para investigação dos fatos.
O caso do trabalhador negro, no Rio Grande do Sul, que tendo sido vítima de agressão acabou sendo tratado como criminoso pelos policiais que atenderam a ocorrência, demostra, mais uma vez, a forma como o racismo perverte as instituições e, por consequência, seus agentes.
— Silvio Almeida (@silviolual) February 18, 2024
É…
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.