Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de abril de 2024

Política

Reunião entre Lula e Blinken foca em parceria bilateral, G20 e combate à fome

Secretário de Estado dos EUA agradece tempo de Lula e destaca importância da relação entre os países

Reunião entre Lula e Blinken foca em parceria bilateral, G20 e combate à fome

Foto: Ricardo Stuckert

Por: Metro1 no dia 21 de fevereiro de 2024 às 12:47

O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Antony Blinken, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (21), no Palácio do Planalto. A conversa durou cerca de 1 hora e 50 minutos.

Na saída, Blinken agradeceu o tempo de Lula e disse ter sido uma “ótima reunião”. Ele destacou a importância da parceria bilateral entre os países e o trabalho conjunto em temas como a presidência do Brasil no G20, o combate à fome e à pobreza.

“Foi uma reunião muito boa. Estou grato ao presidente pelo seu tempo. Nós e o Brasil estamos fazendo tantas coisas importantes juntos, estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, globalmente. É uma parceria importante e somos gratos pela amizade”, finalizou.

A agenda entre Lula e Blinken também incluiu discussões sobre a guerra entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza. O Brasil propôs a paralisação do conflito no Conselho de Segurança da ONU, mas a solução foi vetada pelos EUA. Blinken se reuniu com o presidente Lula em Brasília e, em seguida, seguiu para o Rio de Janeiro para participar de uma reunião do G20.