
Política
Em entrevista, Lira diz que projeto sobre 'saidinha' está pacificado na Câmara
Projeto de lei que proíbe saídas temporárias de detentos em datas festivas e para retorno ao convívio social foi aprovado na terça (20) pelo Senado

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Após a aprovação pelo Senado na terça-feira (20), o projeto que acaba com a saída temporária dos presos, conhecida como "saidinha", em feriados e datas comemorativas, seguiu para a Câmara. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) dá como certa uma nova aprovação na Casa.
As informações foram divulgada no blog da Andréia Sadi do portal g1. Segundo Lira, o tema está pacificado na Casa e não há sentimento de alteração do projeto. O projeto é resultado de uma pressão dos parlamentares de oposição, que argumentam que detentos aproveitam a saidinha para fugir da cadeia e praticar outros crimes.
A reportagem também ouviu ministros do STF e um deles disse que, caso vire lei, o projeto pode ser questionado na corte. Antes, no entanto, o tema é um "abacaxi" do Executivo, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem que decidir se veta ou não.
A avaliação é de que, sancionado, o projeto vire objeto no STF e, caso seja derrubado, também será alvo no Supremo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.