Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 04 de abril de 2024

Política

TSE deve analisar uso de inteligência artificial em campanhas eleitorais nesta terça-feira

O foco da votação será a relação entre a propaganda eleitoral e o uso dos materiais produzidos por inteligência artificial

TSE deve analisar uso de inteligência artificial em campanhas eleitorais nesta terça-feira

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 26 de fevereiro de 2024 às 14:50

Atualizado: no dia 26 de fevereiro de 2024 às 14:56

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está previsto para votar, nesta terça-feira (27), as instruções normativas para as eleições municipais de 2024, com foco na relação entre a propaganda eleitoral e a utilização de inteligência artificial (IA) ao longo das campanhas.

A ministra Cármen Lúcia, relatora do processo, defendeu que o uso do material “fabricado ou manipulado” através da IA deve ser liberado somente caso a utilização da ferramenta for divulgada de forma “explícita e destacada”.

Também foi defendida a proibição do uso de “conteúdo fabricado e manipulado” com informações inverídicas ou tiradas de contexto, que possivelmente podem resultar em danos aos envolvidos no pleito ou à população.

Já o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou que o uso de material produzido ou alterado por inteligência artificial pode se tornar posteriormente algo “extremamente perigoso”.