Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Alckmin afirma que redução de impostos pode gerar compra de máquinas pela indústria

Política

Alckmin afirma que redução de impostos pode gerar compra de máquinas pela indústria

O projeto foi apresentado ao Congresso através do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Alckmin afirma que redução de impostos pode gerar compra de máquinas pela indústria

Foto: Divulgação/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 28 de fevereiro de 2024 às 17:34

Atualizado: no dia 28 de fevereiro de 2024 às 17:46

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, defendeu o programa do governo que prevê a redução de impostos com o objetivo de estimular a compra, pela indústria nacional, de máquinas. Em declaração feita nesta quarta-feira (28), em entrevista ao Globo News, o vice-presidente disse que a iniciativa pode “melhorar a produtividade”, além de fazer a economia do país crescer.

O Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, chefiado por Alckmin, apresentou ao Congresso um projeto que prevê o abatimento de impostos para indústrias que investirem na compra de novas máquinas. As reduções serão sob o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

"Você [empresário] vai investir em bens de capital, e você vai ganhar produtividade. Temos dois problemas na economia: baixo investimento, baixa produtividade. Você vai ao encontro dos dois. Melhorar investimento, melhorar produtividade. O que é a depreciação super acelerada? Substitua suas máquinas e equipamentos, eu diminuo imposto de renda da pessoa jurídica e diminuo a CSSL", afirmou Alckmin.

Desde a posse de Lula, em janeiro de 2023, a equipe econômica do governo tenta melhorar o desempenho da economia e elevar a arrecadação para zerar o déficit fiscal. Na próxima sexta-feira (1º), o resultado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).