Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Barroso diz que Brasil chegou “perto do impensável” em palestra nos EUA

Política

Barroso diz que Brasil chegou “perto do impensável” em palestra nos EUA

O evento em Harvard pautou sobre “Populismo Autoritário, Resiliência Democrática e as Supremas Cortes”.

Barroso diz que  Brasil chegou “perto do impensável” em palestra nos EUA

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 06 de abril de 2024 às 17:36

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, durante uma palestra nos Estados Unidos neste sábado (6), afirmou que o Brasil viveu um período de “populismo autoritário”, nos anos de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e que chegou “muito perto do impensável”.

Também na Brazil Conference, evento realizado na Universidade de Harvard, em Cambridge (EUA), o ministro criticou as Forças Armadas por tentarem “desacreditar” o sistema eleitoral brasileiro. A pauta da palestra foi sobre o “Populismo Autoritário, Resiliência Democrática e as Supremas Cortes”.

Mesmo sem citar o nome de Bolsonaro, Barroso usou referência clara ao período de governo do ex-presidente. “Houve um desmonte dos órgãos de proteção ambiental, de proteção às comunidades indígenas e não demarcação de um milímetro sequer de terras indígenas, como determina a Constituição, um negacionismo pleno da ciência durante a pandemia”, salientou o ministro.

Barroso ressaltou, ainda, a estratégia do bolsonarismo para implantar o “voto impresso” e descredibilizar o sistema eleitoral brasileiro. “Como aconteceu no TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. Devidamente avisado, eu disse: infelizmente, a representação das Forças vai usar esse assento para tentar desacreditar o sistema. Veio uma nota das Forças Armadas dizendo que nunca haviam sido tão ofendidos. E 48h depois fizeram isso. O Brasil é um país em que as pessoas se ofendem com o que fazem”, completou.

O ministro se refere ao acompanhamento militar das eleições de 2022. Barroso critica o levantamento de suspeitas sobre a higidez do sistema eleitoral em meio ao pleito em que Bolsonaro saiu derrotado pelo presidente Lula.

O presidente do STF disse ainda que o país chegou “perto do impensável”. “Foi isso que o Brasil viveu e passou dentro desse contexto histórico, teórico, que eu procurei retratar: um populismo autoritário e como ele impactou o mundo. A verdade é que, felizmente, as instituições venceram no Brasil. Mas, como os fatos têm demonstrado, nós ficamos por um triz, chegamos muito perto do impensável no Brasil”, concluiu.