Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira

Política

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira

Expectativa de senadores é que até meados de maio o segundo turno de votações aconteça

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 16 de abril de 2024 às 06:54

O Senado Federal vota em primeiro turno nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  que visa proibir a posse e o porte de qualquer tipo de droga, independentemente da quantidade. Em sessão temática sobre o tema na segunda-feira (15) o relator da proposta, senador Efraim Filho (União-PB) disse acreditar que o texto deve ser aprovado com ampla maioria.

"Acho que o número que nós temos é o da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], foram 23 a 4. A CCJ tem 1/3 dos senadores, são 27, então já é uma amostra bem significativa. A gente espera que essa ampla maioria se repita no Plenário do Senado Federal, assim como foi na CCJ", afirmou.

Até então o texto já passou por cinco sessões de discussão antes da análise em primeiro turno. Segundo informações da CNN a expectativa dos senadores é que o segunto turno de votações aconteça entre o fim de abril e o início de maio. Para que a PEC seja aprovada é preciso de dois terços dos 81 senadores, ou seja 49 votos nos dois turnos.