Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 15 de junho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Moraes devolve redes sociais do senador Marcos do Val após quase um ano de suspensão

Política

Moraes devolve redes sociais do senador Marcos do Val após quase um ano de suspensão

Segundo relatos, Moraes determinou ainda que a Polícia Federal informe os objetos apreendidos na operação

Moraes devolve redes sociais do senador Marcos do Val após quase um ano de suspensão

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 14 de maio de 2024 às 19:13

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolveu as redes sociais do senador Marcos do Val (Podemos-ES) após quase um ano de suspensão. O parlamentar estava com as redes sociais bloqueadas desde junho do ano passado, quando Moraes determinou busca e apreensão na casa, no escritório do Espírito Santo e no gabinete do senador.

No Instagram e no X (antigo Tqitter) Do Val publicou: "após quase 11 meses, tivemos nossas redes sociais reativadas! Voltamos e conto com essa legião de amigos seguidores para que nossa mensagem alcance o maior número de pessoas possíveis. Estamos juntos mais uma vez!".

Segundo relatos, Moraes determinou ainda que a Polícia Federal informe os objetos apreendidos na operação. Na ocasião, os agentes recolheram o computador pessoal de Do Val, além de pendrives e celulares. Do Val se envolveu em uma série de polêmicas com o ministro do STF, mas o motivo do bloqueio e da operação nunca ficou claro, diante do sigilo imposto ao processo.

Em um primeiro momento, o senador disse à revista Veja que o ex-deputado federal Daniel Silveira tramou um plano, junto a Jair Bolsonaro (PL), para gravar o magistrado. Depois, Do Val disse que o ex-presidente apenas ouviu a ideia, sem se comprometer com a gravação. Após o 8 de janeiro, o senador disse, sem apresentar provas, que Moraes sabia da possibilidade de invasão às sedes dos Poderes.