Política
Embaixadora da Nicarágua expulsa do Brasil é nomeada ministra
Fulvia Castro foi expulsa pelo governo brasileiro como retaliação à expulsão do embaixador brasileiro em Manágua.
Foto: Marcio Batista/MRE
A ex-embaixadora da Nicarágua no Brasil expulsa na quinta-feira (8) pelo Itamaraty será ministra do governo do presidente Daniel Ortega, segundo o governo nicaraguense. A expulsão de Fulvia Castro aconteceu em retaliação à expulsão do embaixador brasileiro em Manágua, Breno Souza da Costa.
Fulvia Castro ocupava o cargo na diplomacia no Brasil havia apenas três meses e agora se torna Ministra de Economia Familiar. O anúncio foi feito pela vice-presidente da Nicarágua e esposa de Ortega, Rosario Murillo.
A situação foi criada por conta de uma crise diplomática que envolve os dois países. Breno foi expulso do país na quarta-feira (7) após não ter estado presente dos 45 anos da Revolução Sandinista, movimento em que Ortega foi guerrilheiro.
Mas os atritos com o país tiveram início em 2022 quando o presidente da Nicarágua deu início a uma ofensiva contra a Igreja Católica do país e prendendo padres e bispos que denunciavam um autoritarismo de Ortega. O Brasil tentou atuar como mediador entre o país e o Vaticano, mas decidiu romper relações após Ortega se negar a soltar o bispo católico Rolando Álvarez, um dos principais críticos da gestão de Ortega.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.